A ansiedade engana a gente
Share



Sim, a ansiedade engana a gente.

Ela diz coisas terríveis, faz você acreditar que é melhor desacreditar. Ela te desestabiliza. Se foca em tudo que você ainda não sabe e não fez. “Você não é capaz disso”. “Logo vão descobrir o quanto você não dá conta”. E ao mesmo tempo ela desenha mil cenários de futuro, te empurrando pra lá, sem deixar que você se movimente no agora.

Só que, na verdade, essa sensação sufocante que se espalha por todo nosso corpo, tem uma mensagem. Já observei que, na maioria das vezes, a ansiedade é um mecanismo que quer me proteger, que tá ali com a intenção de que nada ruim aconteça. Apesar de que o pior já começa a rolar quando ela toma conta, né?

E se a gente escutasse a voz de fundo da nossa ansiedade? O que isso mudaria? Como afetaria o nosso fazer, sentir, criar?

Ei, ansiedade, eu te escuto. Eu sei que você quer que tudo fique bem. Agora eu vou assumir o comando. Não vou ficar debatendo aqui com você sobre todas as hipóteses. Eu vou prestar atenção na minha respiração nesse instante. E a cada novo instante, eu vou estar presente. Pode ficar tranquila, eu dirijo a partir daqui.

– Do que a ansiedade está te protegendo?

– Como você pode se oferecer segurança de maneiras mais libertadoras?

– O que você está protelando colocar no mundo, usando a ansiedade como escudo para não se aprofundar?

Respira e se escuta.

Detalhe: você não precisa seguir sozinha. Busque apoio.

Se identificar que o que você precisa é de ajuda para acalmar o turbilhão interno e transformar em potência criativa, tomar seus projetos na mão, organizar as ideias pra colocar sua voz no mundo, eu to aqui. ♡

 

O que muda pra você pensar na ansiedade por esse ângulo? Bora conversar aqui nos comentários.

Comentários