Qual é a sua voz na multidão?
Share



Um tempo atrás, escrevi um artigo sobre conexão-desconexão com a nossa voz criativa. Nele, eu começo a conversa com uma frase que já ouvi de muitas clientes, que eram mulheres incríveis, mas que se sentiam desconectadas da sua força criativa: “não sei qual é a minha voz, não sei se tenho uma voz.”

Daí me lembrei agora de uma frase para uma nova conversa:

“Você não encontrará sua voz se não a usar.”
(Austin Kleon, no livro “Mostre seu trabalho”)

A gente se preocupa tanto e bate tanto a cabeça tentando encontrar a nossa voz, assim como se preocupa em encontrar o nosso propósito. Como se essas coisas fossem algo misterioso para você descobrir com um eremita, igualmente misterioso, numa montanha longínqua. Ou como se fosse algo mágico que um dia você tropeça e encontra por aí.

A sua voz está dentro e quer ganhar espaço e expressão aqui fora. Comece a falar das coisas que te interessam, que te movem, que você acredita. Aí sua voz vai surgindo e se apresentando.

A sua voz se relaciona com o que você quer representar e comunicar para o mundo. Aquilo em que você acredita e defende. Também com as coisas que você quer lutar contra. Seus princípios, sabe? A sua visão de mundo. O que você acha importante e essencial comunicar. A união de tudo isso + a sua bagagem + a sua linguagem + o seu jeito é que constrói a sua identidade e faz a sua voz ser única.

E é através dela que você se posiciona e atrai as pessoas que se alinham com a sua mensagem, que futuramente poderão embarcar nas suas propostas e serem apoiadas pelo que você tem a oferecer.

Aqui vão algumas perguntas para você começar a investigar:

– O que te move? Por que você escolheu esse caminho e não outro?

– Quais são seus valores principais? Aquilo que você valoriza e quer fazer valer na sua mensagem, no seu trabalho e na vida?

– Em que bandeiras você acredita e quer levantar com a sua mensagem?

– O que você vê por aí no seu mercado e está enfarada de ver? Que você não concorda? Que você pensa e faz diferente?

– No que você acredita com todas as forças e deseja comunicar para as pessoas, através da sua marca pessoal e das suas ações?

– Quais são as ideias principais e essenciais que você quer transmitir em tudo que você toca e cria?

Aqui está um início de reflexão. Aproveite, reflita, escreva o que vem. Não deixe passar. Escute o que está brotando de respostas aí dentro. Já é a sua voz querendo ganhar espaço.

E lembre-se: alguém precisa daquilo que só você pode dizer, do jeito que você tem a dizer.

Quer se aprofundar mais sobre expressar sua autenticidade em tudo que você toca e cria? Vem para a minha newsletter e me siga no instagram. 

Comentários